REGULAMENTO / INSCRIÇÕES

Objetivo

O FOLIA – Festival de Cinema Universitário tem como objetivo difundir o curta-metragem universitário brasileiro e promover a reflexão sobre a produção cinematográfica da juventude brasileira.

Período e Local

A primeira edição do FOLIA será realizada entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2017, na cidade histórica de Goiás, situada no noroeste goiano, a 140 km de Goiânia.

Condições para Inscrição

  • Filmes e vídeos: curtas-metragens universitários de até 30 (trinta minutos);
  • Forma de envio para seleção do festival – até 10 de setembro: link com senha;
  • Produções brasileiras finalizadas a partir de janeiro de 2015;
  • Equipes compostas por estudantes universitários, de qualquer curso superior e instituição de ensino.

 

Inscrições 

  1. Podem ser inscritos os filmes de todos os gêneros cinematográficos – ficção, documentário, animação e experimental.
  2. Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curtas Universitários somente serão selecionados os filmes finalizados a partir de janeiro de 2015 e que tenham sido realizados por equipes compostas por estudantes universitários, de qualquer curso superior, de modo que ao menos 2 (duas) pessoas da equipe do filme, especificamente os responsáveis pela direção, pelo roteiro e/ou pela produção da obra, comprovem matrícula em algum curso superior de uma universidade brasileira, à época da realização do filme. Os responsáveis pela inscrição estarão sujeitos à apresentação de comprovantes do atendimento desta condição após a divulgação da lista dos curtas selecionados, cabendo a desclassificação para os casos em que este pré-requisito não for plenamente atendido e comprovado.
  3. Poderão ser inscritos curtas-metragens produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, ou em película 8 mm, 16 mm e 35 mm, com duração máxima de 30 (trinta) minutos, incluindo-se os créditos.
  4. A inscrição no Festival é gratuita e deverá ser realizada a partir do preenchimento do formulário de inscrição on line disponível no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduEnFDKYmGZ04N39_UwDX3oLw4vf8A5JyvJI86yCVFxu6CAA/viewform.
  5. No formulário de inscrição deve ser informado o link para visualização do filme em sites de compartilhamento que permitam o descarregamento de vídeos (ex.: Vimeo). O link deve permitir não apenas a visualização como também o download da obra.
  6. Os filmes inscritos na seleção do FOLIA passarão a fazer parte do acervo do Cine Mutamba (cineclube de estudantes e professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG – Campus Cidade de Goiás), ficando disponíveis para a curadoria de suas sessões, bem como para exibições e debates, em sessões sem objetivos comerciais e mediante a aprovação prévia do diretor/produtor.
  7. O(a) realizador(a) universitário(a) poderá inscrever mais de um filme/vídeo em seu nome, mas, para tanto, deverá efetuar uma nova inscrição a cada trabalho enviado.
  8. Caso o material encaminhado para seleção não atenda todas as condições do regulamento, o curta-metragem será desclassificado.

 

Seleção e programação de filmes

  1. A Comissão de Seleção da Mostra Competitiva será formada por estudantes-curadores do IFG – Campus Cidade de Goiás, a serem escolhidos, orientados e supervisionados pelos professores responsáveis pela realização do FOLIA – Festival de Cinema Universitário.
  2. Um conjunto de aproximadamente 20 (vinte) obras audiovisuais serão selecionadas para exibição na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas Universitários do FOLIA. A lista de selecionados será disponibilizada no blog do Festival e os(as) realizadores(as) dos títulos escolhidos serão oficialmente comunicados em outubro de 2017.
  3. As obras selecionadas serão exibidas em formato digital e serão agrupadas nas três seções (programas) da Mostra Competitiva de acordo com as faixas etárias da classificação indicativa do Ministério da Justiça, informadas pelo responsável pela inscrição do filme através de campo específico e de preenchimento obrigatório, disposto no formulário de inscrição.
  4. Os filmes selecionados devem enviar à organização do evento cópias de exibição, preferencialmente, nos suportes HD ou PENDRIVE, até o dia 22 de outubro. A produção do festival se encarregará da devolução desses materiais após o encerramento do evento, sem ônus para o realizador.
  5. Trechos de filmes selecionados poderão ser utilizados para fins de divulgação do FOLIA, sem objetivos comerciais, com a aprovação prévia do responsável pela inscrição.
  6. Fica autorizada, mediante aprovação prévia do responsável pela inscrição, a transmissão e/ou reprodução de um trecho com no máximo de 01 (um) minuto dos filmes selecionados em TV e/ou Internet para divulgação do FOLIA, por um período máximo de 01 (um) ano.

 

Premiação da Mostra Competitiva Brasileira de Curtas Universitários

  1. O FOLIA – Festival de Cinema Universitário, observará como critérios para a concessão de prêmios a originalidade da proposta audiovisual, da concepção estética da direção, bem como os demais aspectos formais da obra que demonstrem domínio no uso da linguagem, independente dos suportes físicos e equipamentos de captação e finalização usados para a realização do filme em competição, não havendo distinção e/ou valoração entre os gêneros cinematográficos.
  2. Será formado um júri oficial para a distribuição dos prêmios, composto por três renomados especialistas a serem convidados pela organização; e um júri-jovem, formado por estudantes dos cursos Técnico Integrado em Produção em Áudio e Vídeo, Bacharelado em Cinema e Audiovisual e Licenciatura em Artes Visuais do IFG – Câmpus Cidade de Goiás.
  3. O júri oficial premiará o Melhor Filme Universitário e a Melhor Direção da Mostra Competitiva de Curtas. O júri-jovem premiará o Melhor Filme Universitário – Júri Jovem. Também será concedido o prêmio de Melhor Filme Universitário – Júri Popular ao curta eleito pelo público presente às sessões da Mostra Competitiva.

 

Disposições finais

  1. O FOLIA – Festival de Cinema Universitário é um projeto de extensão do IFG – Campus Cidade de Goiás e sua programação está sujeita a mudanças, assim como as suas datas de realização, observado o calendário acadêmico da instituição.
  2. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do(a)s realizador(a)s com obra inscrita no FOLIA – Festival de Cinema Universitário a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, conexos e de imagens e de uso de som da voz de pessoas envolvidas na obra inscrita, cabendo exclusivamente ao(à) mesmo(a) obter o devido consentimento para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual contendo o nome, imagem, obras e interpretações de terceiros, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o pagamento respectivo, se e quando for o caso.
  3. O(a) realizador(a) que inscrever sua obra audiovisual no FOLIA – Festival de Cinema Universitário exime, desde já, a organização, os patrocinadores e apoiadores do projeto de quaisquer responsabilidades relativas aos direitos autorais – patrimoniais e morais –, conexos e de imagem e de uso de som da voz envolvidos no filme inscrito.
  4. Ao inscrever sua obra neste festival o(a) realizador(a) estará responsável por todos os registros obrigatórios para exibição temporária em mostras e festivais, tais como de Classificação Indicativa da obra, junto ao Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça (DEJUS) e Certificado de Produto Brasileiro (CPB), junto à Agência Nacional de Cinema (ANCINE).
  5. A realização da inscrição pelo(a) participante implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Regulamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
  6. Os casos omissos desse Regulamento serão solucionados pela organização do Festival.
Anúncios